01.01.2009 - O que é Coaching

por ruas_maira

Coaching é um método poderoso que ajuda as pessoas (individual ou em grupo) a construírem dentro de si o seu potencial interno, através do desenvolvimento da inteligência emocional, cultivando a excelência. Estimula a capacidade de enfrentar desafios e resolver problemas através da percepção da situação atual, estabelecendo metas para alcançar a situação desejada. Ou seja, ajuda no processo de mudança com foco nas ações que geram resultados e melhoria contínua. É muito utilizado tanto em pessoas que queiram se desenvolver, como também, no contexto esportivo e empresarial.

01.01.2007 - Jornal Nas Ondas

por ruas_maira

Muitos atletas por não conhecerem qual é a funcionalidade da psicologia esportiva, resistem em agregar este trabalho ao seu treinamento esportivo.

Então eu pergunto. Qual surfista que, em algum momento da sua carreira perdeu a melhor onda da bateria por não estar em absoluta sintonia com o mar? Qual motociclista que, preocupado com o “adversário” que vem atrás não se desfocou da corrida acarretando numa queda ou na perda da posição? Qual tenista que não se desconcentrou durante as horas exaustivas de um jogo, perdendo pontos preciosos? E você que está lendo esta matéria? Já se deparou com alguma situação parecida que tenha atrapalhado bastante o seu desempenho durante uma competição?

É evidente que o emocional de um atleta está inteiramente ligado ao seu desempenho durante a competição, sendo em muitas ocasiões, crucial numa vitória ou derrota. Ou seja, é fundamental a harmonia entre a mente e o corpo. É esta, justamente, a função da psicologia no esporte – facilitar o equilíbrio entre a mente e o corpo, favorecendo melhores resultados em qualquer modalidade.

Mas como a psicologia atua no esporte? Basicamente o psicólogo esportivo tem como função trabalhar no atleta todas as suas questões pessoais e subjetivas que estejam afetando a sua performance nos treinamentos e nas competições. Tem também como função desenvolver as habilidades mentais dos atletas, tais como: foco, concentração, raciocínio abstrato, dentre outras.

O psicólogo esportivo deverá está sempre atento aos sentimentos vividos pelo atleta, evitando que situações de medo, ansiedade e frustração afetem negativamente o rendimento no esporte praticado.

Normalmente o psicólogo esportivo atua fazendo parte de uma comissão técnica, trabalhando de forma integrada com o treinador, preparador físico e outros profissionais. Porém, vale ressaltar, que o sigilo que está contido dentro do código de ética profissional deverá ser mantido, reservando, assim, as questões íntimas dos atletas, como também dos outros profissionais.

O psicólogo pode atuar na consultoria esportiva. Este trabalho se baseia de forma mais independente e particular, tendo como objetivo aprimorar a performance esportiva do atleta.

Vale destacar que, caso necessário e se o atleta estiver de acordo, integração poderá ocorrer com a família. Tudo sendo em prol dos melhores resultados. Este é um tópico interessante que ficará para uma próxima oportunidade.

O atleta tende a melhorar, e muito, o seu rendimento esportivo inserindo o trabalho da psicologia esportiva em seu dia-a-dia. Convido á você, caso ainda não tenha feito, a fazer o próprio teste adquirindo um melhor preparo psicológico para enfrentar a disputa de um campeonato.

Qualquer dúvida,

[email protected]